Os primeiros Gueiros no Estado do Espírito Santo foram Abílio Teixeira Gueiros e família. Este era filho de Antônio Teixeira Calado e Francisca da Silva Gueiros, fazendeiros em São Bento do Una, em Pernambuco. Ambos se tinham convertido ao Evangelho pelas pregações do Dr. George W. Butler, missionário médico norte-americano em Garanhuns. Ela era irmã dos pastores Antônio e Jerônimo Gueiros.
Abílio Teixeira Gueiros nasceu em São Bento do Una, em 13 de julho de 1897. Filho de evangélicos, foi criado na igreja, tendo seguido o caminho do Evangelho desde a infância. Ainda jovem, deixou a fazenda e foi ganhar a vida como comerciante. Em 1926 casou-se com Sarah Victalino de Azevedo Mello, de Canhotinho, Pernambuco, lugar onde Dr. Butler tinha construído uma igreja, montado um hospital e uma escola, na qual ela estudara. Estudara também no Colégio Agnes Erskine, no Recife, onde fez o curso pedagógico e tornou-se professora.
Os dois primeiros filhos do casal Abílio e Sarah - Jabes e Jedáias - nasceram em Pernambuco. Querendo alargar seus horizontes, Abílio aventurou-se e mudou para o Estado do Rio de Janeiro, estabelecendo-se na cidade de Bom Jesus de Itabapoama, onde mais três filhos foram acrescidos à família: Sara, Gedelti e Jerusa. A última, Edna Júnia, nasceria mais tarde no Estado do Espírito Santo.
Os pais de Abílio Gueiros:
Antônio Texieira Calado (1931) e Francisca da Silva Gueiros (1922) que se converteram ao Evangelho com as pregações do Dr. Butler.
Sempre querendo crescer, mudou-se para o Estado do Espírito Santo, estado pequeno, mas de futuro promissor. Abriu uma padaria pioneira – e única – em Vila Velha, que lhe proporcionou recursos financeiros suficientes para dar a todos os filhos uma educação superior.
A história dos Gueiros do Espírito Santo foi contada por Joel Ribeiro Brinco, em seu livro Igreja Presbiteriana de Vila Velha – 50 anos de história, publicado em 2003, em edição particular. Nesse livro Brinco dedicou tanto espaço aos Gueiros, e à fundação da Igreja Maranata, que deveria talvez ter um título que mais adequadamente descrevesse o seu conteúdo. A família considera o mesmo eivado de erros factuais, e cheio de preconceitos contra a obra Maranata, que o autor parece não compreender.
Conta Joel Brinco que Vila Velha era então uma pequena cidade, separada da capital Vitória pela Baía de Vitória. A tráfego entre as duas cidades, na época da ida de Abílio Gueiros, era feito por meio de barcos e pela Ponte Florentino Ávidos. Durante a Segunda Guerra Mundial, talvez por razões de “segurança nacional”, o tráfego de barcos foi proibido na baía, ficando apenas a mencionada ponte como via de comunicação, o que grandemente dificultou o contato entre as duas cidades. O tráfego dentro de Vila Velha era feito por uma única linha de bonde, que ia de um lado ao outro.
Terceira ponte, ligando Vitoria a cidade de Vilha Velha.
Foi nesse período de guerra - e por já haver um número de presbiterianos em Vila Velha – que a Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória decidiu abrir uma congregação naquela cidade, enviando semanalmente seus presbíteros para conduzir os cultos naquela localidade. Entre os membros dessa congregação de Vila Velha estavam Abílio Teixeira Gueiros, sua mulher Sara Victalino Gueiros e os seis filhos do casal. A presença dos Gueiros era tão forte, que a igreja passou a ser denominada localmente como “a igreja do Seu Abílio”.
“A igreja do seu Abílio” talvez tenha recebido esse nome porque esta fora construída por ele, com verbas próprias, e em lote de terra doada à igreja por seu filho Gedelti. O trabalho da construção foi feito pelos próprios membros da congregação.
Mantendo a tradição da família, Abílio Gueiros fez o que pode para dar aos filhos uma educação superior. Assim, todos os filhos se tornaram profissionais: Jabes, advogado; Gedelti, dentista; Jedáias, pastor evangélico (diplomado pelo Seminário Presbiteriano de Campinas, SP), advogado e juiz; Sara, professora de Bíblia, pelo Instituto Bíblico do Rio de Janeiro; Jerusa, professora de Artes Plásticas, da UFES; Edna Júnia, professora de escola primária.
Abílio Teixeira Gueiros, que no apoio à obra Maranata, demonstrou a mesma dedicação devotada anteriormente à Igreja Presbiteriana, faleceu em 10 de julho de 1994, com 97 anos de idade. Sua esposa Sara Victalino Gueiros, também baluarte da obra Maranata, especialmente no trabalho das senhoras, faleceu em 2003, com 99 anos de idade.
Igreja Maranata
O início do movimento Maranata ocorreu, assim reza a história do mesmo, quando um grupo de oito líderes presbiterianos, entre homens e mulheres, extremamente desencorajados pela frieza da igreja à qual pertenciam, passaram a reunir-se regularmente, em um lugar ermo para orar a Deus, buscando uma orientação espiritual para suas vidas. Estando no meio dessas orações, um novo pentecostes ocorreu, testemunhado por todos eles: o Espírito Santo começou a se manifestar no meio deles – palavras do pastor Alexandre Gueiros - e as pessoas começaram a falar línguas estranhas, como ocorrera na igreja primitiva. Isto foi tomado como um chamamento do Espírito Santo para o início de uma nova obra, que foi o movimento Maranata. A maioria dos líderes presentes naquela ocasião ainda está viva, mas esquiva-se de dar seus nomes, pois considera que isso foi obra do Espírito Santo - a quem honra e glória - e não de homens.
A princípio esses líderes pensaram em aderir a alguma das várias igrejas pentecostais, visto como essas também aceitam os dons espirituais. No entanto, a maneira pentecostal de conduzir os cultos religiosos, com ruidosas manifestações emocionais, não foi aceito por esses líderes de origem presbiteriana, que então se afastaram dos pentecostais e iniciaram a Igreja Maranata – no princípio denominada Igreja Cristã Presbiteriana - na qual os cultos são conduzidos ao som de músicas suaves, e com discrição.
O movimento Maranata difere, contudo, da Igreja Presbiteriana, da qual se separou, por uma variedade de pontos: 1) acima de tudo prega, como indicado pelo seu próprio nome, que a volta de Cristo é iminente; 2) que o relacionamento do crente com Deus é pessoal, íntimo até, havendo uma comunicação entre os dois através de manifestações do Espírito Santo, tanto pessoais quanto coletivas, através de dádivas espirituais; 3) as comunicações coletivas, sempre julgadas por um grupo maduro da igreja, ocorrem sobretudo através de visões e línguas estranhas – glossolalia – havendo sempre, neste caso, aquele que recebe e fala a mensagem, e outro que a interpreta; 4) destarte – assim explica a teologia Maranata - o Espírito Santo revela as linhas mestras da atividade da Igreja, bem como aconselha o crente, que o consulta em toda questão relevante, através de orações respondidas por meio de dons espirituais; 5) o batismo é feito por imersão, e as crianças não são batizadas antes da puberdade, e de terem tomado uma decisão pessoal de seguir a Cristo e de solicitar o batismo; 6) não há coleta de ofertas durante os cultos, mas todos os seguidores costumam contribuir voluntariamente com o dízimo de seus rendimentos, havendo ainda a característica de que contribuições de estranhos ao rebanho não são aceitas; 7) os pastores são escolhidos pelo Presbitério Nacional, que busca confirmações do Espírito Santo, através de dons espirituais, confirmados em vários níveis, e têm de passar por um período de treinamento que se caracteriza como um seminário informal; 8) os pastores não recebem nenhum salário, exceto em casos excepcionais; todos eles têm empregos, ou profissões liberais, seguindo o modelo do Apóstolo Paulo, que fazia tendas para sua própria manutenção; 10) a igreja conduz reuniões de doutrinamento em locais denominados Maanaim (palavra hebraica que designa, na Bíblia, o local onde o patriarca Jacó encontrou-se com anjos de Deus). São atualmente doze os manains existentes no Brasil, que acomodam, cada um, de 1.200 a 3.500 pessoas. O maior deles está localizado nas montanhas do Estado do Espírito Santo; 11) a Igreja mantém a forma presbiteriana de Governo; é conduzida e administrada por um Presbitério, localizado no Estado do Espírito Santo.
A obra da igreja Maranata se estende hoje por muitos países, além do Brasil: México, Estados Unidos da América, Canadá, Inglaterra, Portugal, Polônia, Rússia, Ucrânia, Coréia, Japão e outros. O presente Presidente do Presbitério é o pastor Edward Hemming Dodd e o seu Vice-Presidente Executivo, o pastor Gedelti Teixeira Gueiros.
Os templos têm uma arquitetura especial, mantendo a tradição evangélica brasileira, imposta péla constituição do Império, que proibia a construção de templos não católicos – as casas de oração Maranata têm a aparência de uma residência. São tantos desses templos construídos no Brasil – um por semana, chegando a um total de 2.000 – que foi criada uma indústria de templos pré-fabricados, tanto para manter os padrões exatos, quanto baixar os custos das construções. Além desses templos, há mais de 2.500 igrejas que se reúnem em salões comerciais e em casas reformadas para o efeito.
terça-feira, 7 de abril de 2009
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Igreja Pentecostal Deus é Amor
A Igreja Pentecostal Deus é Amor (IPDA), é uma da denominação evangélica brasileira originária da segunda onda do Pentecostalismo. Foi fundada em 1962 pelo missionário David Martins Miranda, com sede na cidade de São Paulo, SP - Brasil. A sua membresia foi estimada em 774.830[1] (conforme Censo 2000 feito pelo IBGE), distribuídos em 11.000 igrejas[2], sendo assim a quinta maior igreja em número de membros do ramo pentecostal no Brasil ficando atrás da Assembléia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Igreja Universal do Reino de Deus e Igreja do Evangelho Quadrangular.
Missionário David Miranda, como é geralmente chamado, também é intitulado como o Apóstolo do século XXI pelos seus seguidores. Nasceu no dia 4 de Julho de 1936 na pequena cidade de Reserva no estado do Paraná. Filho de agricultores católicos, o quarto dentre cinco filhos do casal Roberto e Anália Miranda. Quando David Miranda tinha 13 anos de idade seu pai veio a falecer; esse fato mudou a vida da família Miranda. Quatro anos depois eles mudam-se para o município de Tibagi, PR, mais propriamente dito para a vila chamada de Cidade Nova (que tempos depois viria a se chamar Telêmaco Borba, PR) às margens do rio Tibagi, perto da fazenda Monte Alegre de propriedade da Indústria Klabin do Paraná Papel e Celulose S/A aonde David veio a trabalhar.
Em abril de 1957 a Sra. Anália vende a sua casa na Cidade Nova (Telêmaco Borba, PR), e migra com a família para a cidade de São Paulo onde já morava a irmã mais velha de David Miranda, a Araci, que já era conversa ao protestantismo. Foi através de Araci que a mãe e depois os demais irmãos se converteram o Cristo, ficando somente David como a última resistência do catolicismo dentro da família Miranda[3
David Miranda, conforme relatado em sua autobiografia, já não agüentava mais a convivência com a sua família devido à discordância religiosa, pois não suportava os crentes em sua casa, porque após a conversão de sua família a sua casa virou local para culto domiciliar. A conversão de David Miranda ocorreu em 6 de julho de 1958, nesse dia ele planejava deixar a sua casa em secreto e ir morar sozinho, pois já estava há completar 22 anos. Mas tudo mudou quando ao vir de uma matinê dançante, por volta das 19 horas pela Estrada da Conceição, em Vila Munhoz, São Paulo.
Como sempre, procurava uma festa, quando foi surpreendido por um cântico; pensando tratar-se de um baile ou coisa parecida, parou para ouvir o que era aquilo. Muitas vozes cantavam ao mesmo tempo, quando percebeu estava em frente a uma igreja, embora não gostando dos crentes David resolveu entrar e sentar-se em um dos bancos daquele salão. David estava em conflito consigo, pois queria sair correndo dali, mas não conseguia; algo o segurava naquele local. Permaneceu ali até o final do culto onde foi lida a passagem bíblica de genesis capítulo vinte e dois, que fala sobre o sacrificio de Abraão, passagem essa pregada por um pastor nordestino com forte sotaque baiano. O local era frequentado por pessoas humildes e de classe social bem abaixo da que David tinha por costume conviver, sendo o pastor mais humilde ainda de um português muito ruim. Apesar disso tudo a mensagem daquela noite falou profundamente ao coração do futuro missionário e fundador de uma das maiores igrejas do Brasil, ao ponto de David Miranda pensar que tudo o que aquele pastor falava era direcionado exclusivamente para ele. Esse foi o cenário da conversao de David Martins Miranda naquela noite mesmo ele aceita a Jesus e se torna também um crente.
Oficialmente a Igreja Pentecostal Deus é Amor foi fundada em 3 de junho de 1962, sendo esta data a de registro como pessoa jurídica em cartório passando a existir oficialmente perante a lei. Mas de fato ela teve início no mês de março de 1962, mês este no qual David Miranda foi despedido da firma onde trabalhava a quatro anos, recebendo uma indenização com a qual alugou um amplo salão na antiga Rua Setenta, hoje Avenida Afonso Pena, na região de Vila Maria na cidade de São Paulo. No dia da inauguração havia no local cerca de 50 pessoas, sendo que membros da igreja eram apenas três pessoas o próprio David Miranda, sua mãe Anália e sua irmã Araci. Nos dias que se seguiram após a inauguração, foram se unindo a igreja pessoas que já conheciam David Miranda de outras denominações por onde ele passará, menos de um mês da inauguração a IPDA já contava com cerca de 70 membros. No dia 15 de abril David Miranda foi ungido a pastor oficialmente, por um pastor amigo dele de outra denominação, pastor Roberto Anésimo, nesse dia a Deus é Amor passou a ter o seu primeiro pastor.
Regulamento Interno - RI
O RI ou Regulamento Interno da IPDA é o manual de conduta para os membros batizados, nele está registrado tudo o que o membro não pode fazer ou usar; esse manual vem junto com a carteirinha de membro. Cada regra é amparada por um versículo bíblico na maioria das vezes versículos isolados e fora de contexto bíblico. Em muitas das congregações e em especial nas sedes há um culto na semana denominado culto do RI ou culto de doutrina, onde são abordados os temas contidos no RI
Uso e Costumes
Na Deus é Amor os usos e costumes são bem visíveis dentro de sua doutrina e impresso em seu Regulamento Interno, entre as principais proibições direcionadas a todos os membros estão:
acender e fumar qualquer tipo de cigarro pois, além de prejudicial à saúde, o cigarro é considerado a "chupeta do diabo".
escutar programas não evangélicos no rádio (são orientados e estimulados a ouvir a programação da IPDA);
exercer qualquer profissão que exija o uso de armas de fogo (segurança, polícia militar, forças armadas).
praticar qualquer tipo de esportes (os adolescentes são estimulados a não participarem da aula de Educação Física nas escolas, sendo sugeridos trabalhos alternativos para obtenção de nota na matéria);
ter e ver TV, não é permitido assistir a nenhum tipo de programação (pois a televisão é considerada a imagem da Besta);
As mulheres são as mais cobradas na Deus é Amor as mulheres são terminantemente proibidas de:
cortar os seus cabelos (sendo proibido aparar até mesmo as pontas);
depilar o corpo (sendo considerado esse ato como vaidade que por sua vez é considerado pecado);
tomar qualquer medicamento anticonceptivo (pílula ou injeção) ou praticar qualquer ato que vise evitar filhos (cirurgia).
usar calças compridas, alegam ser roupa de homem (podendo usar somente saias ou vestidos, abaixo dos joelhos e sem aberturas);
usar qualquer tipo de maquiagem e usar qualquer adorno (com exceção da aliança de casamento ou noivado e relógio);
Já os homens não podem:
andar sem camisas ou com as mesmas abertas (não sendo permito regatas ou camisetas sem manga);
ter bigodes, costeletas ou cabelos crescidos (sendo considerados vaidade).
usar bermudas ou shorts (mesmo dentro de casa ou para dormir, devem sempre usar calças compridas, não sendo permitida nem a capri);
[editar] Rádios
O principal meio de comunicação da IPDA é o rádio pelo qual transmite o programa "A Voz da Libertação" a mais de 45 anos. A Voz da Libertação é transmitida em centenas de emissoras de rádios pelo Brasil e pelo Mundo, sendo em muitas delas 24 horas de programação por dia[4] A cadeia de emissoras que transmite o programa A Voz da Libertação é uma das maiores do mundo no segmento evangélico, cobrido todo o Brasil e América Latina e partes da Europa, Estados Unidos, África e Ásia
A Deus é Amor também utiliza como meio de divulgação a internet, através do seu site www.ipda.org.br o qual tem links para transmissão do programa "A Voz da Libertação" via web ao vivo para todo o Mundo.
Missionário David Miranda, como é geralmente chamado, também é intitulado como o Apóstolo do século XXI pelos seus seguidores. Nasceu no dia 4 de Julho de 1936 na pequena cidade de Reserva no estado do Paraná. Filho de agricultores católicos, o quarto dentre cinco filhos do casal Roberto e Anália Miranda. Quando David Miranda tinha 13 anos de idade seu pai veio a falecer; esse fato mudou a vida da família Miranda. Quatro anos depois eles mudam-se para o município de Tibagi, PR, mais propriamente dito para a vila chamada de Cidade Nova (que tempos depois viria a se chamar Telêmaco Borba, PR) às margens do rio Tibagi, perto da fazenda Monte Alegre de propriedade da Indústria Klabin do Paraná Papel e Celulose S/A aonde David veio a trabalhar.
Em abril de 1957 a Sra. Anália vende a sua casa na Cidade Nova (Telêmaco Borba, PR), e migra com a família para a cidade de São Paulo onde já morava a irmã mais velha de David Miranda, a Araci, que já era conversa ao protestantismo. Foi através de Araci que a mãe e depois os demais irmãos se converteram o Cristo, ficando somente David como a última resistência do catolicismo dentro da família Miranda[3
David Miranda, conforme relatado em sua autobiografia, já não agüentava mais a convivência com a sua família devido à discordância religiosa, pois não suportava os crentes em sua casa, porque após a conversão de sua família a sua casa virou local para culto domiciliar. A conversão de David Miranda ocorreu em 6 de julho de 1958, nesse dia ele planejava deixar a sua casa em secreto e ir morar sozinho, pois já estava há completar 22 anos. Mas tudo mudou quando ao vir de uma matinê dançante, por volta das 19 horas pela Estrada da Conceição, em Vila Munhoz, São Paulo.
Como sempre, procurava uma festa, quando foi surpreendido por um cântico; pensando tratar-se de um baile ou coisa parecida, parou para ouvir o que era aquilo. Muitas vozes cantavam ao mesmo tempo, quando percebeu estava em frente a uma igreja, embora não gostando dos crentes David resolveu entrar e sentar-se em um dos bancos daquele salão. David estava em conflito consigo, pois queria sair correndo dali, mas não conseguia; algo o segurava naquele local. Permaneceu ali até o final do culto onde foi lida a passagem bíblica de genesis capítulo vinte e dois, que fala sobre o sacrificio de Abraão, passagem essa pregada por um pastor nordestino com forte sotaque baiano. O local era frequentado por pessoas humildes e de classe social bem abaixo da que David tinha por costume conviver, sendo o pastor mais humilde ainda de um português muito ruim. Apesar disso tudo a mensagem daquela noite falou profundamente ao coração do futuro missionário e fundador de uma das maiores igrejas do Brasil, ao ponto de David Miranda pensar que tudo o que aquele pastor falava era direcionado exclusivamente para ele. Esse foi o cenário da conversao de David Martins Miranda naquela noite mesmo ele aceita a Jesus e se torna também um crente.
Oficialmente a Igreja Pentecostal Deus é Amor foi fundada em 3 de junho de 1962, sendo esta data a de registro como pessoa jurídica em cartório passando a existir oficialmente perante a lei. Mas de fato ela teve início no mês de março de 1962, mês este no qual David Miranda foi despedido da firma onde trabalhava a quatro anos, recebendo uma indenização com a qual alugou um amplo salão na antiga Rua Setenta, hoje Avenida Afonso Pena, na região de Vila Maria na cidade de São Paulo. No dia da inauguração havia no local cerca de 50 pessoas, sendo que membros da igreja eram apenas três pessoas o próprio David Miranda, sua mãe Anália e sua irmã Araci. Nos dias que se seguiram após a inauguração, foram se unindo a igreja pessoas que já conheciam David Miranda de outras denominações por onde ele passará, menos de um mês da inauguração a IPDA já contava com cerca de 70 membros. No dia 15 de abril David Miranda foi ungido a pastor oficialmente, por um pastor amigo dele de outra denominação, pastor Roberto Anésimo, nesse dia a Deus é Amor passou a ter o seu primeiro pastor.
Regulamento Interno - RI
O RI ou Regulamento Interno da IPDA é o manual de conduta para os membros batizados, nele está registrado tudo o que o membro não pode fazer ou usar; esse manual vem junto com a carteirinha de membro. Cada regra é amparada por um versículo bíblico na maioria das vezes versículos isolados e fora de contexto bíblico. Em muitas das congregações e em especial nas sedes há um culto na semana denominado culto do RI ou culto de doutrina, onde são abordados os temas contidos no RI
Uso e Costumes
Na Deus é Amor os usos e costumes são bem visíveis dentro de sua doutrina e impresso em seu Regulamento Interno, entre as principais proibições direcionadas a todos os membros estão:
acender e fumar qualquer tipo de cigarro pois, além de prejudicial à saúde, o cigarro é considerado a "chupeta do diabo".
escutar programas não evangélicos no rádio (são orientados e estimulados a ouvir a programação da IPDA);
exercer qualquer profissão que exija o uso de armas de fogo (segurança, polícia militar, forças armadas).
praticar qualquer tipo de esportes (os adolescentes são estimulados a não participarem da aula de Educação Física nas escolas, sendo sugeridos trabalhos alternativos para obtenção de nota na matéria);
ter e ver TV, não é permitido assistir a nenhum tipo de programação (pois a televisão é considerada a imagem da Besta);
As mulheres são as mais cobradas na Deus é Amor as mulheres são terminantemente proibidas de:
cortar os seus cabelos (sendo proibido aparar até mesmo as pontas);
depilar o corpo (sendo considerado esse ato como vaidade que por sua vez é considerado pecado);
tomar qualquer medicamento anticonceptivo (pílula ou injeção) ou praticar qualquer ato que vise evitar filhos (cirurgia).
usar calças compridas, alegam ser roupa de homem (podendo usar somente saias ou vestidos, abaixo dos joelhos e sem aberturas);
usar qualquer tipo de maquiagem e usar qualquer adorno (com exceção da aliança de casamento ou noivado e relógio);
Já os homens não podem:
andar sem camisas ou com as mesmas abertas (não sendo permito regatas ou camisetas sem manga);
ter bigodes, costeletas ou cabelos crescidos (sendo considerados vaidade).
usar bermudas ou shorts (mesmo dentro de casa ou para dormir, devem sempre usar calças compridas, não sendo permitida nem a capri);
[editar] Rádios
O principal meio de comunicação da IPDA é o rádio pelo qual transmite o programa "A Voz da Libertação" a mais de 45 anos. A Voz da Libertação é transmitida em centenas de emissoras de rádios pelo Brasil e pelo Mundo, sendo em muitas delas 24 horas de programação por dia[4] A cadeia de emissoras que transmite o programa A Voz da Libertação é uma das maiores do mundo no segmento evangélico, cobrido todo o Brasil e América Latina e partes da Europa, Estados Unidos, África e Ásia
A Deus é Amor também utiliza como meio de divulgação a internet, através do seu site www.ipda.org.br o qual tem links para transmissão do programa "A Voz da Libertação" via web ao vivo para todo o Mundo.
Igreja Visão Missionária
A Igreja Visão Missionária (IVM), é uma igreja pentecostal, fundada em 07 de outubro de 1995 na cidade de Blumenau, Santa Catarina pelo Pastor Alexandre da Rosa. Sua sede fica localizada na cidade de Curitiba capital do estado do Paraná. A Visão Missionária é ramificação direta da Igreja Pentecostal de Jesus Cristo e indireta da Igreja Pentecostal Deus é Amor.
O Pastor Alexandre da Rosa foi um pastor renomado da Deus é Amor, na qual serviu como responsavel administrativo das igrejas daquela denominação em várias regiões do pais:
Pastor Alexandre também foi vice-presidente da Igreja Pentecostal de Jesus Cristo, com sede na cidade de Curitiba, a convite do Pastor Ademar Alves Lacerda presidente daquela igreja. Na ocasião o Pastor Alexandre tinha sido afastado da liderança das igrejas "Deus é Amor" da região de Curitiba, por se envolver em questões politicas, não aceitado a punição imposta pela diretoria da "Deus é Amor" tomou a decisão de se desligar da mesma.
O Pastor Alexandre da Rosa foi um pastor renomado da Deus é Amor, na qual serviu como responsavel administrativo das igrejas daquela denominação em várias regiões do pais:
Pastor Alexandre também foi vice-presidente da Igreja Pentecostal de Jesus Cristo, com sede na cidade de Curitiba, a convite do Pastor Ademar Alves Lacerda presidente daquela igreja. Na ocasião o Pastor Alexandre tinha sido afastado da liderança das igrejas "Deus é Amor" da região de Curitiba, por se envolver em questões politicas, não aceitado a punição imposta pela diretoria da "Deus é Amor" tomou a decisão de se desligar da mesma.
Assinar:
Postagens (Atom)